Duas das maiores necessidades na vida da igreja nos dias atuais são de foco e disciplina, sobretudo pelo fato de nunca, em toda a história haver tantos fatores contrários.

São inúmeras distrações com o auxílio envolvente da mídia, e que promovem um desvio de atenção, motivação e prioridades na vida do crente. O mundo tem sufocado a vida espiritual da maioria dos cristãos sem eles nem se darem conta disso.

Quanto tempo gasto com bobagens e essas coisas tem afastado o povo de Deus da real presença dele. A igreja de Jesus tem virado um clube de diversão, anda como que meio perdida, sem rumo, sem foco. O crescimento da igreja tem se estagnado apesar de se encherem os templos de “números”. Crescimento estagnado é sinal de que algo está errado, não está saudável. Alguma heresia destruidora se infiltrou no nosso meio. Como já é sabido, heresia é como um tipo de alimento contaminado e que pode causar males à saúde espiritual e até, a morte.

Não encontro em nenhum lugar na Bíblia a apologia a diversões mundanas, por mais “permitidas” que pareçam. Por quê? Porque não é necessário. O mundo já o faz. O mundo na realidade é expert nisso. O mundo quer que vc permaneça eternamente, ou mundanamente, criança. Encontro na Palavra imutável de Deus um chamado à realidade e à sobriedade, ao equilíbrio mental.  Um chamado a voltar os olhos para o que realmente é importante, a eternidade.

Colossenses 3:1-3 ARC

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.”

O mundo tem adotado a seguinte regra em relação à igreja e ela tem gostado: Se não podemos contra ela, juntemo-lo-a a nós! Vamos induzí-la a fazer parte do que a gente faz ou quer, de uma forma que ela não perceba. A isso chamamos de secularização, ou numa linguagem bíblica, conformação com o mundo, ou século (Rm. 12.2).

image

Essas distrações são a causa principal para situação da igreja atual. Não é o pecado a causa principal. São as distrações. Por quê? As distrações são a “entrada” para o prato principal, a tentação. Como o próprio nome já diz, distração. Uma pessoa em serviço, mais especialmente como vigilante, não pode jamais se distrair. A distração irá tirar seu poder de prevenção e de reação rápida. No sentido espiritual, um cristão é um vigilante, ou pelo menos deve ser.

Mateus 26:41 ARC

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”

Lucas 21:36 ARC

“Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem.”

1 Pedro 4:7 ARC

“E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração.”

1 Pedro 5:8 ARC

“Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ”

A distração tira meu poder de concentração, de foco. A distração desvia minha atenção do que não devo. A distração me impede de vigiar.

Foco e disciplina são duas coisas indispensáveis para alguém que quer decididamente crescer e isso em quaisquer áreas.

image

Um atleta, por exemplo, quando está treinando para uma competição, primeiramente tem um foco, a competição, e seu objetivo, ganhar. Em segundo lugar, ele se submete a uma disciplina rígida para alcançar esse objetivo. Se ele vacilar nessa disciplina, há uma probabilidade enorme de ele não alcançar seu alvo. Um estudante que tem desejo de passar no vestibular e crescer na vida também se submete a uma disciplina. Esses dois exemplos são suficientes para demonstrar a necessidade de foco e disciplina na igreja. Essas pessoas se abstém de diversões, dormem menos, comem aquilo que não irá deixá-los “pesados”, unicamente com o propósito de não atrapalhar a sua preparação, de ter mais tempo.

Timóteo 2:3-4 ARC

“Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.”

1 Coríntios 9:23-27 ARC

“E eu faço isso por causa do evangelho, para ser também participante dele. Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.”

Se quisermos ser cristãos biblicamente corretos, precisamos nos disciplinar. Precisamos separar mais tempo para oração, estudo da Bíblia, adoração, praticar o amor bíblico, e pra isso precisamos ter foco e deixar de perder tempo com distrações.

 

Maria Amélia

Anúncios

Sobre Maria Amélia

Sou esposa e mãe.

»

  1. Que Deus possa sempre abençoar seu ministério, minha irmã! Que você continue sendo usada com unção e autoridade!

  2. Maria Amélia disse:

    Agradeço, amado. Deus te abençoe!

  3. ismael da cruz munis disse:

    Lindo estudo maravilhoso ,vou levar na praticas da vida.Amém Deus abençoe sua vida .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s