E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;  E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.  Dt 6:6-7

              Shanan: Afiar, aguçar; ensinar (incisivamente=eficazmente, energicamente); ser perfurado (perfurado: penetrado (penetrar: chegar ao íntimo de) invadido (invadir: entrar à força em; dominar: ter autoridade ou poder em ou sobre; vencer as próprias paixões; subjugar: conquistar; exerça influência profundamente sobre), passar para dentro; chegar a perceber ou compreender, entender). Aguçar:Tornar perspicaz; aumentar a acuidade, ou seja, a qualidade da finura, a percepção do espírito em observar e concluir (deduzir).

                Shanan é a palavra hebraica traduzida para português como ensinar e é repetida no original dando ênfase à ordem de Deus e à extrema importância do seu cumprimento, como também é usada no piel que no hebraico denota uma ação intensiva ou intencional, que acumula esforços e com intenção, propositalmente. Impossível uma pessoa que é formada assim desde sua infância, desviar-se do Eterno. O Senhor quer que ensinemos cuidadosamente de tal forma que nossos filhos compreendam a Palavra, mas não apenas compreendam, mas sejam perfurados por Ela, que Ela penetre neles, chegue ao íntimo deles, que A Palavra os domine, que ela tenha poder e autoridade neles e sobre eles, que a Palavra de Deus vença as paixões desse mundo, que ela os conquiste, que exerça influência profundamente sobre eles, que Ela passe para dentro deles até que eles se tornem agudos no espírito em observá-la, percebê-la e cumprí-la; sejam espertos, desembaraçados, rápidos em praticá-la; até que eles saibam distinguir a verdade do erro e eles procedam com acerto, sem possibilidade de errar. Que eles sejam hábeis no cumprimento.

                Muitos se preocupam se os filhos estão tirando boas notas no colégio e ensinam em casa reforçando a matéria dada na escola, mas não estão nem um pouco preocupados com a vida espiritual deles, não reforçam o que é ensinado na igreja, nem se interessam em saber do filho ou da professora da EBD o que foi dado. O que eles aprendem na igreja é infinitamente mais importante do que em qualquer escola. Sua preocupação maior na vida deve ser de trabalhar seu filho para que ele seja tudo o que Deus quer e não o que você quer que ele seja.

                Amados, o diabo tem trabalhado usando os meios de comunicação e o exemplo nocivo dos pais através do seu comportamento e tipo de conversas. Ele tem colocado dentro das crianças todo tipo de podridão através dos desenhos e jogos cheios de violência, bruxaria e outras sutilezas. Através dos filmes que os pais assistem ou deixam eles assistirem carregados de prostituição, de todo tipo de imoralidade, adultério, e quando não, eles veem que você, pai e/ou mãe, não dá a mínima ou no mínimo, mínima importância à Bíblia e à oração, pois eles só te veem assistindo TV, jogo de futebol ou em frente do computador, na internet. Eles vão querer fazer o que vc faz. Se eles te virem orando, lendo a Bíblia eles farão o mesmo. Seu exemplo diário é o maior e mais poderoso ensinamento que você dá ao seu filho. Seu exemplo fala, e é esse também o sentido do texto: Quando você estiver assentado em sua casa com seu filho, que seu exemplo ensine a Palavra; quando você estiver andando pelo caminho com ele, que seu exemplo ensine a Palavra; ao dormir e ao levantar, que seu exemplo ensine a Palavra!

                 Dt 6:6 Mas para que isso aconteça, Deus quer que as Suas palavras estejam no seu coração, que a sua vida seja impregnada (impregnar: Fazer que penetrem em um corpo as moléculas de outro corpo) com a Palavra de Deus. É vergonhoso ver crentes antigos e que sabem ler, ficarem um tempão procurando o livro da Bíblia que os que ministram a Palavra pedem para abrir (eu quando era adolescente sabia abrir a Bíblia melhor que muita gente antiga nos templos nos dias atuais da igreja). Acontecer uma vez ou outra, ainda vai, mas sempre? Isso indica nenhum interesse pela Palavra, nenhum interesse genuíno em Deus, em saber quem Ele é e o que Ele quer. É esse tipo de cristão que você quer que seus filhos sejam, cristãos iguais a você? Pare de assistir TV e vá ler a Bíblia! Pare de ficar horas e horas em frente de um computador vendo coisas que não prestam ou sem importância alguma pra eternidade e vá orar! Não precisa inventar oração pra seu filho ver: Faça a sua oração na frente dele, deixe ele ver; deixe ele ver você adorando ao Senhor; deixe ele ver sua devoção a Deus, a intensidade de sua oração e interesse na Bíblia. Faça isso propositalmente. Ele vai querer ser igual a você!

                Não veja isso como mandamento de homens, pois homens não tem nada a oferecer de bom se não vier do Senhor, então veja o Senhor falando. Ore pelos seus filhos, mas principalmente dê o exemplo que o Senhor quer que você dê, melhor, que você seja. Às vezes queremos dar o exemplo sem sermos. Não queira apenas dar exemplo: Queira ser o exemplo!

                Gostaria de terminar deixando esse vídeo abaixo. Invista tempo em seu filho, gaste tempo com ele orando, lendo a Palavra, indo aos cultos com ele, ensine-o a amar ao Senhor e seja um exemplo pra ele! Shanan, shanan!

Children See, Children do (Crianças Veem, Crianças Fazem)


					
Anúncios

Sobre Maria Amélia

Sou esposa e mãe.

Uma resposta »

  1. claudicelia silva de oliveira disse:

    Graça e Paz, Somos espelhos para nossa geração, temos realmente que ensinar aos nossos filhos o caminho de Honra, caminho que os levem a presença de DEUS, a palavra de DEUS diz ensina o teu filho no caminho que ele deve andar, PORQUE quando crescer ele não se desviara dele. amo tudo o que a patora escreveu pois sei que tu és uma ADORADORA DE REI JESUS.
    celia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s