bom-samaritano-1Gostaria de definir conceito e preconceito:

Conceito é uma opinião, uma maneira, um modo pessoal de ver; aquilo que se pensa sobre determinado assunto; e preconceito é um conceito formado antecipadamente e sem base (Dicionário da língua portuguesa on- line/ Priberam).

Que cada pessoa tenha o seu conceito sobre a religião do outro, tudo bem, contanto que não vire preconceito contra a pessoa que tem essa religião. Quando isso acontece deixamos de ver as pessoas como são verdadeiramente, de as valorizarmos como seres humanos por transferirmos o conceito ou preconceito que temos da religião dela para ela.

Isso ocorre quando colocamos a religião, a prática religiosa, a tradição, acima do homem. Não me refiro à Palavra de Deus, que está acima de conceitos meramente humanos, mas às tradições humanas e religiosidades cegas.

Aliás a religião cega. Cega quando nos impede de fazer o bem por causa dela. Cega quando ela nos faz pensar que somos melhores do que os outros. Cega quando nos impede de amar o próximo como a nós mesmos…

O Senhor Jesus sempre valorizou o ser humano e o agir com humanidade.

Certa vez Ele estava sentado à mesa e chegaram muitos pecadores e sentaram-se juntamente com ele e seus discípulos, mas um grupo religioso muito devoto daquela época não gostou: O grupo dos fariseus.

Aos quais Jesus disse:

“Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.
Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu nào vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.” (Mateus 9. 12,13)

Em outra ocasião ele contou uma parábola sobre o samaritano que ajudou um homem que havia sido espancado, vítima de ladrões, e que estava no caminho meio morto, enquanto que pessoas religiosas, como o levita e o sacerdote, vendo-o não fizeram nada, e acrescentou que devemos agir da mesma forma que o samaritano (Lucas 10. 30-37).

Precisamos muito aprender com o Senhor Jesus na valorização do homem como criação de Deus, sendo assim a Sua imagem e semelhança. Não posso ver Deus, tocar Deus, mas posso fazê-lo com o homem que Ele criou.

Gosto muito desses versículos de Tiago:

“MEUS irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas” (Capítulo 2. 1)
“Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.” (v.8)

E esse de João:

“E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.” (1 João 4. 21)

Leia também a primeira parte desse artigo: Conceitos e preconceitos

Anúncios

Sobre Maria Amélia

Sou esposa e mãe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s