É impressionante como uma má interpretação da Bíblia acaba virando expressão corriqueira ou até mesmo doutrina no meio evangélico.

Quem nunca ouviu alguém dizer: “É, meu irmão, como a Bíblia diz, a gente só vive até os setenta e se passar disso é canseira e enfado!”? Acho que muita gente.

Mas quem disse que isso é pra todo mundo? Se formos levar a sério essa afirmação, a Bíblia está errada. Muita gente hoje vive mais de oitenta anos e com muita saúde e vitalidade.

Muitas pessoas da Bíblia também viveram mais de oitenta anos, como o caso  de Calebe:

“Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti.Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração; Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao Senhor meu Deus. Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus. E agora eis que o Senhor me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o Senhor será comigo, para os expulsar, como o Senhor disse.”

(Josué 14. 6-12).

Todo o problema está em isolar do contexto o texto:

“Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.”

(Salmo 90. 10)

Se formos analisar os versículos anteriores e posteriores a esse texto, veremos que esse tempo (setenta a oitenta anos) e tipo de vida (canseira e enfado) é reservado para aqueles que estão debaixo do descontentamento de Deus. O salmista fala de indignação, ira, furor de Deus por causa das iniquidades e pecados ocultos dessas pessoas.

Amados, Deus é tão bom, que na sua ira e furor ele dá setenta a oitenta anos! Imagine na sua benignidade! Que tempo e tipo de vida Ele dá!

Agora vejamos como é a vida do justo:

“O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos, Para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça.”

(Salmo 92. 12-15)

Esse é o tipo de vida de quem envelhece na presença de Deus: Cheio de vida, de vigor, de frutos, e é o tipo de velhice que Ele deseja dar a todos!

E não até aos oitenta anos querendo morrer…

»

  1. Reinam disse:

    É isso. Eu conheci, e conheço vários irmãos idosos que são muito felizes, e cheios de frutos no Reino de Deus, sem religiosidade. Espero ser assim como eles, mesmo na velhice dando frutos.

    Paz.

  2. Paula disse:

    Muito bom pastora, gostei.!!!!
    E esse texto no livro de Josué é inspirador.
    A força de Calebe mesmo depois de ter
    passado tanto tempo e ele ali firme.
    É isso aí, nada de enfado entre nós.

  3. Bruno disse:

    minha gente o nosso tempo pertence a DEUS, saibam que os nossos dias estão contados. conheço grandes servos de DEUS que morreram jovens e enfermos.

  4. Luiz disse:

    QUEM TEM JESUS NUNCA ENVELHECE. A PAZ

  5. Fernando warley disse:

    ” Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR” disse o profeta
    Oséias, é sempre bom quando podemos ter esclarecimentos sobre os textos bíblicos. Obrigado!
    Att: Fernando

  6. PAULO JOEL disse:

    http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2014/03/morre-o-ator-paulo-goulart.html
    Não adianta secularizar, é isso mesmo! É canseira e enfado!!

  7. PAULO JOEL disse:

    Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.
    João 21:18

Deixe um comentário

